10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

Você abre o seu armário de manhã e se desespera, achando que não tem nenhuma roupa pra vestir. Ou então quando vai viajar, é um sufoco pra escolher quais roupas levar porque parece que nada combina com nada e você sente vontade de levar o guarda-roupa inteiro. Você pode até ter um armário abarrotado de roupas, mas se elas não combinam não tem jeito: você vai passar muito mais tempo do que devia tentando decidir qual roupa vestir.
Por isso, um expert no assunto resolveu criar uma lista com as 10 peças básicas que toda mulher deve ter para construir a base de um bom armário.

Esse especialista é ninguém mais, ninguém menos que Tim Gunn.

Para quem não conhece, Tim Gunn é um renomado diretor da Parsons The New School for Design, uma das melhores escolas de design de moda do mundo. Além disso, é o grande mentor dos concorrentes do seriado “Project Runway” (transmitido no Brasil pelo canal People + Arts) e, devido à grande popularidade do programa, Tim Gunn ganhou seu próprio programa, “Tim Gunn: Guru de Estilo” (transmitido no Brasil pelo canal Discovery Home & Health). E seu programa, apesar de ser sugerido como uma cópia de hits como “Esquadrão da Moda”, é o melhor reality show do gênero sem sombra de dúvidas. Por que? Porque ele ensina às pessoas o melhor estilo de roupas que devem usar de forma didática. Todas as participantes seguem essa lista para montarem seu guarda-roupa, e o resultado é divino! Mas se você não tem como assistir ao programa de Tim Gunn na televisão, eu trago à você os 10 itens básicos, além de outras dicas fundamentais para que você monte seu guarda-roupa de maneira apropriada e funcional, para não ser uma vítima da moda e ser uma verdadeira diva!

Trench Coat

trench coat 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

No Brasil, os trench coats viraram peça da moda nas últimas coleções, mas a peça é básica e fundamental nos países europeus e americano desde que foi criado por Burberry na década de 40. Por serem países mais frios, eles precisam de casacos maiores, que sirvam como sobretudo para esquentar bem. No Brasil, os trench coats precisam ser adaptados para a realidade do nosso clima, e graças à moda, surgiram vários modelos diversificados, fazendo com que seja bem fácil encontrar um que combine com a sua rotina e a temperatura do seu estado.

Como escolher seu trench coat:
O trench coat é caracterizado por ser uma espécie de sobretudo com botões frontais (no estilo clássico são 6, com duas colunas com 3 botões cada, mas esse número e a disposição dos botões pode variar, dependendo do estilo), um cinto do mesmo tecido para amarrar o casaco na cintura, gola com duas lapelas e altura entre o meio da coxa e dois dedos acima do joelho. O corte aqui é fundamental para que você escolha uma boa peça: atente-se à costura na altura dos ombros, se não ficam muito largos ou muito apertados, se o corte na cintura não é reto (o corte mais acinturado deixa o look mais feminino, pois os trench coats são usados também por homens) e se o tamanho da manga se ajusta ao tamanho do seu braço. Assim como em todos os casacos, eles devem ser cerca de dois dedos além dos seu pulso, pois na hora que você dobra o braço eles “encolhem”.
Tecidos: Nas regiões mais frias, tecidos mais grossos, como o  jeans, lã, couro ou veludo. Nas regiões mais quentes, cetim, nylon ou sarja.

Sueter de Cashmere

cashmere sweater sale 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

Muita gente confunde Suéter com Pulover. Por isso, não se engane: O Suéter é uma blusa de malha fina, geralmente usado por baixo de casacos mais pesados (como o trench coat), enquanto que o pulover é feito com uma lã ou tecido mais grosso, e a origem do nome é “pull over” ou “colocar por cima”. Não chega a ser um sobretudo pois possui o tamanho de uma camiseta.
Assim como existem os tecidos finos, como a seda, existem as lãs “finas”, e nesse quesito o cashmere é a melhor lã que existe. Muito mais fina que a lã obtida da ovelha,  o Cashmere é um item indispensável para um Sueter justamente porque ele é uma blusa para ser usada embaixo de outras blusas, por isso deve ter um bom caimento: justo e sem criar muito volume. Além disso, a suavidade do toque é algo divino! Você se sente confortável, aquecida e chique com uma peça básica e eterna.
Mas Tieli, eu moro nesse calorão danado, como vou usar Cashmere?!
Você pode substituir lindamente o cashmere pelos sueters de viscose + poliamida, onde a proporção de viscose seja maior que a de poliamida. Isso cria uma malha mais fria, porém resistente àqueles ventinhos mais frios que podem vir no final da noite.

Jaqueta ou Blazer

blazer 300x300 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

A jaqueta ou blazer é a peça chave que você geralmente usa pra ir trabalhar ou fazer uma entrevista. É o famoso “terninho”. É fundamental ter uma peça dessa em seu armário, pelo menos um terninho preto, bem acinturado e com lapela (gola) pequena, com botões discretos e super básico, para combinar com qualquer outra peça. A altura ideal é na linha dos ossos da bacia (esse osso que fica um pouco mais saltado na parte inferior da barriga). Lembre-se que ele deve servir a ponto de todos os botões fecharem sem ficarem muito apertados, e se ele tiver mais que um botão, você deve usá-lo aberto, pra criar uma linha vertical na barriga e te deixar mais esbelta. Se ele tiver apenas um botão, ele deve estar sempre fechado. Esse botão único é para dar uma acinturada a mais na jaqueta e te deixar com o corpo mais “violão”.

Saia

saia 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

A melhor saia a se escolher deve seguir o seu biotipo. Leia aqui uma matéria especial que escrevi somente sobre saias com todos os tipos de biotipos e as melhores modelagens para cada corpo.

Vestido Diurno

vestido dia 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

Existem vários tipos de vestidos, com várias modelagens e estampas. Para escolher bem o seu vestido, eis algumas dicas:

  • Se você está acima do peso, prefira vestidos lisos ou com estampas miudas, e que não sejam muito justos. Os decotes em formato V ajudam na hora de contrabalancear o look, dando uma impressão de um corpo mais esbelto. Fuja dos vestidos de alcinhas ou tomara-que-caia, que vão te deixar com uma aparência mais cheinha.
  • Se você tem seios fartos, cuidado na hora de escolher o decote! O decote quadrado e o em formato V te deixará mais elegante, sem expor muito os seios mas mesmo assim dando o destaque que merecem. Cuidado com os vestidos muito fechados, que deixarão você com uma aparência “achatada”.
  • Em relação à parte de baixo do vestido, vale a dica das saias: escolha o seu vestido de acordo com o seu tipo de corpo. Se você tem corpo pêra, por exemplo, cuidado com os vestidos longos, que vão te deixar com um look mais pesado, principalmente se o tecido também for mais volumoso.
  • Prefira sempre um vestido na altura do joelho, que fica mais elegante e esbelto. Mas se você quiser um pouco mais curto, escolha um que vá até cerca de 5 dedos acima do joelho. Mais que isso poderá ficar vulgar.
Vestido Preto Básico

vestido preto 250x300 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

Amém à Coco Chanel por ter inventado o maior clássico dentro de um guarda-roupa feminino! O vestidinho preto é absolutamente indispensável e você deve escolher a melhor modelagem de acordo com o seu biotipo. Aqui, vale a mesma regra dos vestidos diurnos, com a excessão da altura: eles devem sempre estar no mínimo na altura dos joelhos se você tem mais de 20 anos, pois os vestidos pretos são para ocasiões que pedem um rigor maior no traje. Para escolher o melhor modelo, leia este artigo sobre as saias, localize o tipo de corpo que você tem, e então escolha o modelo do vestido.

Blusinha para todas as ocasiões

075 top seda puramania 233x300 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

Aposte pra valer em regatas brancas, que são a peça chave de qualquer look. Você poderá sempre incrementar com um acessório, como um belo colar, e não ficar com um look simples e repetitivo. Tenha também uma blusinha que possa usar com a saia, com a calça jeans e com a calça social básica, e que não seja tão simples. É aconselhável que essa blusinha tenha mangas curtas, que combinam com qualquer ocasião e podem ser usadas praticamente no ano todo.

Calça Jeans

jeans 300x298 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

Toda mulher tem um par de calças jeans no armário, mas o fundamental é ter mesmo uma boa peça. Tenha uma calça jeans de corte reto, sem muitos detalhes (bordados, estampas), em um tom escuro e sem nenhum tipo de lavagem. Isso te dará uma gama maior de looks, e você poderá ir do trabalho até a balada com ela sem problema algum. Lembre-se também que é fundamental que ela se ajuste bem ao seu corpo, então sempre confira se ela se ajusta bem ao seu quadril e à sua barriga, sem deixá-la apertada e com aquela barriguinha pulando pra fora.

Camisa Branca
075 top organza santa ephigenia 269x300 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário

A camisa branca é também um item indispensável pois você estará sempre estilosa e elegante com esta peça, seja no trabalho ou em um primeiro encontro. Procure por um modelo que favoreça o seu corpo: com um tecido nobre, acinturado e com os ombros bem cortados, e dependendo do seu tipo de corpo, você pode optar pelas camisas tradicionais, com os botões na parte frontal da camisa, ou então modelos diversificados, como por exemplo os trespassados, que não possuem botões e que são de amarrar, bom para quem tem seios mais fartos ou para quem está um pouquinho acima do peso, pois o modelo ajuda a disfarçar as gordurinhas.

Calça Social Básica Preta

calca preta 10 Peças Básicas que Toda Mulher Deve Ter no Armário
A calça social preta é o look padrão para as mulheres que trabalham fora. Mas se engana quem pensa que a calça social preta só é útil para o ambiente de trabalho. Junto com uma blusinha bem feminina, pode ser a peça fundamental pra complementar um look sofisticado até mesmo para festas mais informais. Aposte em uma calça com corte reto, que tenha uma boa modelagem nos quadris e que não fique apertada na cintura. Se você é baixinha, aposte em um sapato preto, que irá ajudar a dar uma impressão de que você é mais alta. Se você tem quadris largos, cuidado com as calças que ficam muito justas e deixam aparecer toda a costura da calcinha: isso é um crime fashion grave! Se você está um pouco acima do peso, procure por calças que tenham o zíper na lateral ou nas costas, que não tenham bolsos nem botões (eles aumentam o volume na região). Em relação ao tecido, escolha um mais grosso, que não marque tanto. Se você está em forma, pode testar tecidos mais leves, mas lembre-se de sempre dar aquela olhadinha básica no espelho pra ver se nada está aparecendo!

Gostou das nossas dicas? Dê a sua opinião!