Alimentos para Consumir Sempre #DesafioDiva #GojiActives

goji actives para emagrecer Alimentos para Consumir Sempre  #DesafioDiva #GojiActives

 Hoje nos vamos falar de alguns alimentos super importantes na manutenção da nossa saúde e que devemos consumir diariamente. Você já ouviu falar de alimentos funcionais?

Uma Dieta com Alimentos Funcionais

alimentos funcionais Alimentos para Consumir Sempre  #DesafioDiva #GojiActivesAntes de começarmos vamos entender o que seria uma alimento funcional.

Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar beneficamente uma ou mais funções alvo no corpo, além de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença (ROBERFROID, 2002) 

Outra coisa é que para um alimento ser considerado funcional é preciso que haja comprovações cientificas de seus resultados benéficos no organismo.

Mas Andréa esses alimentos emagrecem? Qual o motivo de estarmos falando deles no Desafio Diva?

O consumo de alimentos funcionais melhora o funcionamento de nosso organismo e consequentemente acaba interferindo positivamente em nosso emagrecimento. Outro detalhe é que nosso Desafio não tem como foco único  emagrecimento, queremos mais que nada uma melhor qualidade de vida.

 Alimentos que Devemos Consumir Diariamente

  • Tomate: Acho que todo mundo já deve ter ouvido falar da ação antioxidante do tomate e da substância presente no mesmo, licopeno, responsável por tal ação. A grande pergunta é quem consome tomates diariamente? Já pensou em variar seu consumo e sair um pouco da habitual salada? Eu, por exemplo, passei a consumir diariamente suco de tomate feito na hora. Não vou dizer que amo seu sabor, pois estaria mentindo, mas depois de mais de um mês usando posso dizer que amo seu efeito em minha pele. Recomendo!
  • Gengibre: Estudos já comprovaram várias ações funcionais do gengibre em nosso organismo. Ele é um anti-inflamatório natural, termôgenico e tem uma forte ação plaquetaria que impede a formação do mau colesterol.
  • Chá Verde: A composição do chá verde inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, além de cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos e certos micronutrientes como as vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Ele com certeza é um alimento funcional e deve ser consumido diariamente. A única observação importante sobre seu uso é o cuidado com a quantidade. Nada em excesso é benéfico e, como já vi muitas pessoas exagerando na dose, resolvi frisar bem isso. Use diariamente, mas com moderação. Uma xicara por dia é mais do que suficiente para conseguir seus benefícios.
  • Peixes: Os peixes são ricos em  ômega 3 e devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana
  • Amêndoas, Castanha de Caju, Nozes e Castanhas do Pará: Elas são perfeitas na formação do bom colesterol, ajudam na manutenção da saciedade, são antioxidantes e na regulação dos níveis de glicose. Só tenha cuidado no consumo, pois são calóricas. O recomendado seria 4 amêndoas por dia, por exemplo. Uma boa opção para lanches.
  • Goji Berry: A Lycium barbarum é uma fruta popular em países asiáticos. Tem sido amplamente utilizada para fins medicinais e como alimento funcional por mais de 2500 anos. Estudos recentes demonstraram que o consumo diário do suco de Goji Berry aumentou significativamente a sensação de bem-estar, melhora da função gastrointestinal e neurológica. Além disso, este fruto pode apresentar efeitos positivos no tratamento de doenças como a arteriosclerose, o câncer, o diabetes, apresenta efeito hepatoprotetor e neuroprotetor e ainda pode auxiliar no tratamento da hipertensão arterial. Infelizmente no Brasil pode ser considerado um alimento bem caro e muito difícil de achar. Lembra que comentei isso no artigo sobre Goji Actives?
  • Açaí: Possui alto teor de lipídeos como Omegas 6 e 9, além de carboidratos, fibras, vitamina E, proteínas, minerais  e grande quantidade de antioxidantes. Antocianinas, proantocianidina e outros flavonoids. Só tenha cuidado no consumo, pois é bastante calórico.

Vou ficando por aqui, mesmo tendo ainda vários alimentos funcionais para listar. Se fosse falar de todos este artigo ficaria enorme. Hahaha…

Só peço que pense no assunto de hoje e tente incluir alguns destes alimentos em seu dia a dia. Seu corpo agradecerá!

Beijos e um ótimo dia para você!

    


Sobre Andréa Godoy

Escreve sobre moda, beleza e saúde feminina no Diva Diz. Mãe, esposa e profissional, ela adora viajar, ler e um bom filme. Siga Andréa no Twitter ou no Facebook.

Comentários

  1. Dorgival disse:

    Andréa, vc é tudo de bom!!! adorei as dicas….

  2. luciene disse:

    Adorei as dicas obrigado… continue assim.

  3. Gisele disse:

    Adoreiii!!!!

  4. Francisco César disse:

    blz

  5. cleusa Quadros disse:

    Feliz 2013, Andréa. Você é o máximo, além de nos deixar na moda, nos deixa em forma e com saúde perfeita. Muito obrigada, amei.

    Cleusa

  6. Maria do Carmo Tieri disse:

    otimo artigo!Boa informaçao!!