Como Lidar com os Colegas de Trabalho

colegas trabalho Como Lidar com os Colegas de TrabalhoNão tem jeito. A menos que você tenha sido o escolhido para cuidar daquela paradisíaca ilha australiana, terá que conviver com algumas (ás vezes muitas) pessoas no seu local de trabalho. Poucos são os sortudos que fazem parte de equipes afinadas, que se complementam perfeitamente e mais parecem uma família. Geralmente rola um stress, seja por causa do volume de trabalho ou por causa de mera incompatibilidade de gênios. Não adianta, por mais que você goste e seja amigo do colega ao seu lado, uma hora vai se irritar com ele. Vamos pensar um pouquinho sobre os diversos tipos de colegas chatos e como lidar com eles?

folgado Como Lidar com os Colegas de Trabalho

O Folgado - É aquele que faz cara de ocupado, mas passa o dia inteiro no MSN combinando festa com os amigos. Na hora das reuniões, tenta levar crédito pelo trabalho de todo mundo e irrita profundamente. Mas como o cara é parceiro de cerveja no final de semana, o povo acaba relevando. Solução: chama o cara para o trabalho. Pede ajuda, envolve a criatura nas atividades realizadas. E se não adiantar, chama o chefe.

fofoqueiro Como Lidar com os Colegas de Trabalho

O Fofoqueiro - Apesar de levarmos sempre a fama, os homens são igualmente (ou até mais) fofoqueiros. Em todo lugar tem aquela pessoa que gosta de comentar a vida de todo mundo, e nem sempre de uma maneira legal. A maldade destilada atinge desde o nosso desempenho no trabalho até a nossa vida pessoal. Para uma criatura assim, só há uma coisa possível a ser feita: manter distância. Muita distância. Mesmo que tenhamos muita curiosidade para saber o que está acontecendo na vida de todo mundo, a próxima vítima pode ser você.

reclamao Como Lidar com os Colegas de Trabalho

O Reclamão - O cara passa o dia se lamentando: as pessoas são chatas, o trabalho é insuportável, a vida é uma merda. Meia hora ouvindo aquilo ali e parece que você está carregando o mundo nas costas, de tão negativa que é a sua energia. Solução: educadamente, sugira ao colega que procure uma atividade que lhe dê mais prazer. E ao chegar em casa, não esqueça de tomar um banho com sal grosso.

ambicioso Como Lidar com os Colegas de Trabalho

O Ambicioso - Esse só pensa em subir na vida. Puxa o saco dos superiores, tenta levar crédito por tudo de bom que o setor produz e não tem o menor pudor em puxar o tapete dos outros. Esse tipo é mais comum que a gente pensa. Desconfie de gente muito boazinha e simpática. Abra o olho, não compartilhe suas idéias e acredite que terá sucesso mesmo sem se submeter a esse tipo de coisa. Mas não deixe de aprender uma coisa fundamental com essa figura: a vender o seu peixe. Propaganda é a alma do negócio, em qualquer negócio.

palhaco Como Lidar com os Colegas de Trabalho

O Palhaço - É difícil não identificar alguém que você conhece nessa categoria. Esse é a alma da festa, e a alegria do escritório. Sempre fazendo brincadeiras e animando o ambiente, ele alivia as tensões de um dia puxado no trabalho. Mas cuidado para não se contagiar com o espírito alegre do palhaço e deixar suas atividades de lado para contar piadas. Tudo tem hora.


Eai, conhece mais algum que faltou em nossa lista?

    


Comentários

  1. Hahahah já sei onde me encaixo

  2. oneide disse:

    estes são os da iniciativa privada tem que fazer os do setor publico tem outros tipos (o fantasma,o QI).

  3. Fernando disse:

    Eu tenho um fdp de um colega chamado Francisco, aliás, deveria ser Chico Escada o apelido dele, pois vive se escorando nos colegas. O desgraçado não faz nada, tira três horas pra almoçar e mais três para jantar. E isso em uma Delegacia… Eu gostaria muito de deixar pra lá esse tipo de coisa, fingir que não vejo etc… mas não consigo. Fico nervoso, isso acaba com os meus dias de folga… Será que há algum livro ou site que me ensine a não permitir que isso me afete tanto?

  4. Se eu não consegui me encaixar em nenhuma dessas descrições é porque preciso de uma auto-análise. Mas procuro aconselhar sempre meus colegas e quando tenho que brigar sobre o trabalho brigo mesmo, depois que resolvi, esqueço! Acho que essa é uma ótima forma de conduzir. Quem sabe alguém dá uma dica melhor!

  5. daiana disse:

    trabalho no setor financeiro, tenho uma colega de trabalho com o cargo de gerente, eu sou caixa e tenho que atender toda a gerencia sozinha, trabalho por dois gerentes em uma carga horaria de 6 horas enquanto a vagabunda nao faz nada em oito. Ja conversei com o meu chefe mas nada resolveu….. o que devo fazer? devo bater na ordinaria ou no meu chefe? tem gente que ainda pensa que beleza e sinonimo de competencia… nao aguento mais, ja pensei ate em pedir a conta.