Dicas para Fazer uma Carta de Apresentação

apresentacao Dicas para Fazer uma Carta de Apresentação

Em tempos de crise, quanto mais um profissional saiba se destacar em sua área, melhor, pois a concorrência é cada vez maior. Isso vale não só no cotidiano dentro da empresa, mas também para seu currículo. Hoje em dia é cada vez mais comum as empresas pedirem uma carta de apresentação; engana-se quem pensa que isso era só para currículos entregues em mãos!
Em sites de empregos, algumas vagas só aceitam candidatos que tenham uma carta de apresentação digitada.

Mas como fazê-la? Daremos dicas para você montar sua carta e ter melhores chances de conquistar seu novo emprego.

Primeiro, saiba para quê serve a carta:

As empresas pedem a carta para saber mais sobre que tipo de vaga você está procurando e quais seus diferenciais. Ela vai apresentar você ao leitor (no caso, o profissional do RH). Portanto, é muito importante que ela desperte o interesse da pessoa que lê. Então, antes de mais nada, coloque-se no lugar do RH e, depois de digitar sua carta, releia com o seguinte em mente (seja honesta!): “Lendo isso, eu me contrataria?

Dicas para uma boa carta de apresentação:

  • ATENÇÃO COM O PORTUGUÊS! Erros de gramática e acentuação na carta são imperdoáveis! Se estiver com dúvidas, consulte um dicionário ou tente encontrar ajuda em sites online.
  • Opte sempre por uma linguagem formal, mas sem ser muito exagerado.
  • A carta deve ser objetiva e clara. Não escreva muito, 3 parágrafos curtos são suficientes.
  • Não fale dos seus pontos negativos, como por exemplo “Sou muito ansiosa” ou “Nunca trabalhei nessa área“. Primeiro que a carta e o currículo são para destacar suas qualidades, segundo que seu currículo já vai mostrar que você não atuou naquela área, não precisa enfatizar.
  • Não fique se auto-vangloriando. “Sou bem humorada, extrovertida, adoro cinema“. A carta não é um perfil de rede social. Quem deve avaliar isso é o recrutador.
  • Evite jargões e frases clichês ou citações de outras pessoas. “Estou em busca de novos desafios” ou “Gostaria de uma nova oportunidade” só vão mostrar que você é uma pessoa sem criatividade e que não consegue elaborar uma frase por si só.
  • Personalize! Escreva uma carta específica para cada empresa, colocando no texto informações que possam ser interessantes para aquela empresa em específico. Você até pode usar trechos em todas as cartas, mas não copie e cole a mesma sempre.
  • Enviando uma carta para agências de emprego: destaque sua área de atuação, empresas importantes que já trabalhou e sua formação mais relevante, além do tipo de trabalho que procura.
  • Enviando uma carta para uma empresa: Fale sobre a experência que teve no mesmo segmento da empresa ou tipo de produto que a empresa trabalha. Se alguém da empresa te indicou, cite quem foi.
  • Não se esqueça de se despedir. Use uma assinatura comum e formal, como o “Atenciosamente“, e abaixo seu nome e sobrenome, e modos de entrar em contato com você (telefone, celular, email).
    


Comentários

  1. Victor Moreira Cruz disse:

    Completo dezoito anos dia 25 outubro, fui dispensado do exercito e estou a procura de emprego e não sei por onde começar.

    Poderiam me auxiliar?

    Grato

  2. Oi Victor! Olha, eu vou te dar uma dica por experiência própria: existe um programa muito bom, ajudado pelo governo federal, que chama "Jovem Aprendiz". Existem várias empresas boas que empregam jovens aprendizes, como a Petrobras e o Banco do Brasil. Eles tem carteira assinada e todos os benefícios, além de terem ajuda para os estudos. Procure como são as inscrições na secretaria da sua escola! Boa sorte!

  3. Marcelo Luís disse:

    Bom dia.

    Sou profissional da área de Qualidade, e estou a procura de uma nova colocação no mercado na função de Auditor Interno da Qualidade, tenho a formação Técnico de Química, Superior Imcompleto de Gestão para Indústria de Petróleo e Gás.

    Curso de Auditor Interno da Qualiadade e Interpretação das Normas de ISO 9001:2008; ISO 14001; OHSAS 18001 E ISO 22000.

    BPF- BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

    EXPERIÊNCIA EM AUDITORIAS DE SGI, ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PLANOS DE AÇÃO, INDICADORES DE QUALIDADE, ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS.

    Agradeço a atenção de todos.

  4. Nicole disse:

    olha eu nunca trabalhei na minha vida tenho o 2 grau completo.

    e estou querendo trabalhar,recebe uma proosta.porem tenho que fazer um carta de apresentacao..eu tenho 26 anos,e procuro trabalhar na area de telefonista,recepcao,secretaria,etc….me ajude a fazer uma boa carta de apresentacao por favor..

    muito obrigado

  5. Suelí Maria A disse:

    Sou aposentada parei com minhas atividades em 20/01/2009 mas estou a procura de algo na, Área Administrativa,como telefonista,recepcionista ,secretária por ter boa experiência, ser dedicada ao trabalho,e bom relacionamento. será que é difícil ? tenho 56 anos mas estou apta ao mercado de trabalho grata Suelí

  6. tatiane disse:

    oi eu fui despedida a pouco tempo la eu era vendedora o curso que eu tenho e informatica basica eu queria que vc me ajudasse a fazer um curriculum to procurando alguma coisa como atendente secretaria tenho 20 anos.obrigado

  7. Denilson G dos Santo disse:

    Ola bom Dia !

    Gostaria da orientação de vocês a fazer uma carta de apresentção .

    Sou estudante na area de Gestão de Logistica de Suprimentos , estou no segundo semestre na faculdade.

    Tenho conhencimentos em atendimentos aopublico,Operador de caixa, experiencia em vendas interna .

    Obrigado pela atenção!

  8. gostaria de sabe escrever uma carta de apresentaçao melhor porque as vezes me engano onde colocar bem os passoa da carta sera que você poderia me ajudar. muito obrigada

  9. Verônica Galva disse:

    Olá..

    Gostaria de saber como faço uma carta de apersentação.Tenho 2 grau completo e sou técnica de enfermagem.Sou casada e tenho 24 anos.Já trabalhei como vendedora tenho registro na carteira e possuo referencias. Desde já agradeço se vc me responder.

  10. Bom dia,

    Abri a minha empresa de prestação de serviço e comércio de máquinas e ferramentas a pouco tempo e estou precisando fazer a apresentação da empresa para clientes (outras empresas) e preciso de um modelo ou maiores informações ou dicas de como montar esta apresentação.

    Pode me ajudar??

    Aguardo uma resposta,

    Grato.

  11. Dalton disse:

    Oi, gostaria de saber como fazer uma carta de apresentação.

    Sou membro de uma igreja e vou passar para outra igreja. Poderia me dar uma dica?

    Obrigado…

  12. Mario Augusto Gianni disse:

    oi eu gostaria de fazer uma carta de apresentação como devo fazer..

  13. Olá

    eu nunca trabalhei na minha vida,porém tenho que fazer uma carta de apresentação

    por favor me ajude!

    obrigado

    • Maria disse:

      Julia bom dia, veja se este modelo te atende.
      Abraços e que Jesus possa abrir uma porta de emprego pra vc.

      Prezados senhores,
      Estou me candidatando à vaga de … existente em seu quadro de pessoal, estou enviando em anexo meu currículo.
      Dentre minhas características profissionais destacam-se o perfeccionismo, dedicação, facilidade de interação com o grupo, responsabilidade e pontualidade.
      Busco minha efetivação no mercado, para desenvolver de um trabalho objetivo e gerar bons resultados, propiciando o crescimento da empresa.
      No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos.
      Atenciosamente,
      Seu Nome

  14. ALESSANDRA disse:

    MEU NOME É ALESSANDRA
    E A MINHA DUVIDA É DE COMO FAZER UMA BOA CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA UMA EMPRESA.

  15. Letícia disse:

    Ótimas dicas Diva! Obrigada, logo irei aplicá-las.