Dicas para um Emagrecimento Saudável

magrecimento Saudavel thumb Dicas para um Emagrecimento Saudável

Uma coisa praticamente inevitável quando estamos de férias é ganhar uns quilinhos a mais. Ninguém é de ferro, né? Eu, pelo menos, adoro experimentar a culinária dos lugares que visito. Acho digno! #StanfordFeelings

Só que de quilinho em quilinho a coisa complica e a melhor maneira de resolver o problema é atacá-lo o mais rápido possível, ou seja, já!

Muitas pessoas acreditam que a melhor solução na hora de emagrecer é fechar a boca ou aderir a alguma dieta milagrosa. Em minha opinião, um erro grave, que muitas vezes só piora a situação, já que endoida o metabolismo.

Pensando nisso resolvi listar algumas dicas para um emagrecimento saudável. Confira!

Dicas para um Emagrecimento Saudável

 

Frutas e Verduras para Emagrecer

frutas e verduras thumb Dicas para um Emagrecimento Saudável

A idéia do consumo de frutas e verduras é fornecer fibras, vitaminas e minerais para o organismo em alimentos de baixas calorias. Elas ajudam muito na promoção da saciedade e são grandes amigas do emagrecimento. Tente introduzi-las na sua alimentação usando o bom senso. As frutas são ótimas para lanches e sobremesas e as verduras sempre devem estar presentes nas refeições principais.

#Perigo 

perigo na dieta thumb Dicas para um Emagrecimento Saudável

Nada de trocar as refeições principais por frutas. Vejo muitas pessoas fazendo dietas em que comem apenas uma determinada fruta e isso é um grande erro. Essas dietas restritivas emagrecem, mas deixam o metabolismo descontrolado e fazem com que ele entre em estado de alerta.

Quando a dieta termina (ninguém pode comer só abacaxi, por exemplo, a vida toda.) o corpo estará armazenando tudo e conseqüentemente a pessoa terá muito mais facilidade de engordar.

Fazendo uma analogia seria assim: Imagine que você passou por dificuldades financeiras, sua renda diminuiu e para manter sua casa funcionando você teve que começar a usar um dinheiro que tinha guardado na poupança. Nessa analogia você é o organismo, sua renda é o que você come, sua casa é seu metabolismo e a poupança é sua gordura localizada.

Com o passar do tempo você foi gastando o dinheiro da poupança (a gordura localizada), mas em um determinado momento conseguiu organizar as contas em casa e viver com a nova renda (comendo apenas abacaxi). O nosso organismo faz exatamente isso. Por esse motivo em todas as dietas restritivas existe uma perda inicial de gordura localizada, mas depois ela  para. O corpo aprende a viver com poucas calorias. Ele começa a economizar os gastos diários.

O problema, neste caso, é que nosso corpo é muito sábio e a única coisa que importa para ele é a nossa defesa. Quando a restrição acaba ele pensa “Pode acontecer novamente! Vou continuar economizando. Tudo que entrar será armazenado!”, ou seja, tudo que entrar virará gordura localizada.

É quando começa o problema. A pessoa emagreceu e feliz da vida parou de comer seu abacaxizinho diário. Sabe o que aconteceu? Ela engordou o dobro em uma velocidade assustadora. Infelizmente, casos assim acontecem o tempo todo. Leia “Dieta engorda!”.

Parcele as Refeições para Emagrecer

Como Emagrecer para o Verao 3 thumb1 Dicas para um Emagrecimento Saudável

Aprenda a parcelar as refeições. Um parcelamento perfeito seria: Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Obviamente essas refeições devem ser moderadas. Leia um exemplo de cardápio ideal para emagrecer com saúde.

Alimentos Termogênicos para Emagrecer

ch Dicas para um Emagrecimento Saudável

São alimentos que fazem com que seu metabolismo trabalhe mais rápido. Chá verde, pimentas e café seriam alguns bons exemplos. Um cafezinho depois do almoço tira a vontade de comer sobremesa e ainda faz o seu metabolismo trabalhar um pouco mais rápido.

Mexa-se para Emagrecer

Como Emagrecer para o Verao 1 thumb Dicas para um Emagrecimento Saudável

Tente, de todas as formas, introduzir o habito de atividades físicas em sua vida. Elas serão grandes aliadas não apenas em seu emagrecimento, mas também em sua saúde. Na luta contra a balança tudo não passa de uma questão matemática. Se você gasta mais calorias do que consome, o resultado final será o emagrecimento. Sem atividade física tudo fica mais dificil.

Não Tenha Pressa para Emagrecer

emagrecer thumb Dicas para um Emagrecimento Saudável

Não busque o caminho mais fácil e rápido! Ninguém engorda 4 quilos, por exemplo, em um dia. Emagrecer com saúde é um processo que leva tempo. Tenha paciência. Seguindo uma alimentação balanceada e fazendo exercícios físicos você chega lá.

Aproveite o Inverno para Emagrecer

inverno emagrece thumb Dicas para um Emagrecimento Saudável

Muitas pessoas deixam para pensar no emagrecimento apenas quando chega o verão. A estação traz com ela roupas decotadas que não permitem o jogo de esconde aqui ou ali tão comum no inverno.

O que muita gente desconhece é que o inverno pode ajudar e muito no emagrecimento. Sabia que o inverno emagrece (é só clicar para saber mais)?

Gostou das dicas para emagrecer saudavelmente? Se tiver mais alguma é só compartilhar nos comentários. Vou adorar!

    


Sobre Andréa Godoy

Escreve sobre moda, beleza e saúde feminina no Diva Diz. Mãe, esposa e profissional, ela adora viajar, ler e um bom filme. Siga Andréa no Twitter ou no Facebook.

Comentários

  1. amei as dicas..é bem isso mesmo,comer de tres em tres horas,abusar dos chas,malhar..tudo isso

    acelera o nosso metabolismo..e deixar de comer nao e a soluçao..e sim reeducar-se com alimentação..comer mtas verduras e legumes.Deixar de comer so retarda nosso metabolismo

    e acaba tendo efeito contrario ao q esperamos!!

    Faby.

  2. Nataly disse:

    Amei as dicas, Andréa… Bom senso, sempre; fundamental é alimentação balanceada combinada com hábitos saudáveis. Muito claro e motivador o seu post!! Compartilhado!!!

  3. Muito bom! Adorei as dicas…

  4. Celia Maria N. Corre disse:

    Já sou magra e como tudo hiper saudavel. Bjos Celinha

  5. Magda Andreia Rau disse:

    Amei a matéria, principalmente as dicas para emagrecer no inverno vou abusar das dicas.

    Beijus

  6. ESO REALMENTE SUCEDE EN NUESTRO ORGANISMO, NO ADELANTA IR ATRAS DE DIETAS MILAGROSAS, NI HACER COMIDITAS BAJA DE TODO TIPO DE NUTRIENTES QUE LUEGO NUESTRO ORGANISMO PADECE Y DE ALGUNA FORMA EL VA A SACIARSE, Y OTRA COSA NO ES SOLO IR ATRAS DE DIETA ENVUELVE OTROS FACTORES COMO, ALTURA, CONTEXTURA FÍSICA Y LA EDAD POR EJEMPLO, PERSONAS MAYORES, NO SE LES VE BONITO MUY DELGADAS NI TAMPOCO GORDAS POR ESO ES IMPORTANTE LA SABIDURIA EN LA NUTRICIÓN, QUE A PROPÓSITO ES UN LIBRO QUE ME ENCANTÓ, VIVAMOS DE ACUERDO A NUESTRA EDAD Y CONTERXTURA FÍSICA Y SOBRE ESO TRABAJEMOS PARA QUE SE NOS VEA ELEGANTES VISTIENDO Y VIVIENDO DE ACUERDO A NUESTRA ETAPA DE VIDA.ATENTEMENTE , LEONOR

  7. Aline Rodrigues disse:

    Ameeeeeeeeei o post ! Eu tenho que emagrecer 4 kilos e as dicas vão me ajudar muuito .

  8. Valéria disse:

    Adorei as dicas porque estou precisando perder uns quilinhos mesmo, mas gostaria de saber se a dieta do limão é saudável porque estou pensando sinceramente em fazer só que estou com um pé atrás. Beijos

  9. Olá Andréa!!!Sabe que eu emagreço no inverno e no verão tenho que controlar tudo que como…

    Não gosto de academia no verão,detesto ficar suada,então malho bastante no inverno e lá no sol radiante somente faço caminhadas,tai a minha ótima,maravilhosa dica…

  10. jakeline bastos disse:

    eu já sou magra por natureza, mas não descuido, tenho sempre uma boa alimentação,como de tudo com moderação sem exageros, faço caminhada com minha amiga, não por que tem que fazer, mas porque é divertido….adoro ter cuidados em relação a minha saúde. masa muito obrigado pelas dicas, aprende mais um pouco como cuidar de mim .

  11. Fernando disse:

    Andréa minha linda, o DIVA está cada vez melhor. Essas dicas sobre educação alimentar estão excelentes, parabéns. Um beijão do amigo,

    Fefos.

  12. cristina da silva pi disse:

    Gostei da dica vou tentar colocar em prática apesar que eu detesto a idéia das atividades físicas mas vou tentar.

  13. Maria Josete dos San disse:

    Concordo plenamente, emagrecer sim, mas com responsabilidade: saúde em primeiro lugar.Usar a inteligência é uma virtude.

  14. Amei seu comentário, tenho que começar uma dieta rigorosa, pois tenho lupus e estou inchada 18 kg, obrigada pelas dicas..beijos

  15. miriane disse:

    maravilhosa esta dica amei mesmo,e vai mi ajuda bastante e isso que preciso mim alimentar varias vezes ao dia´, e claro q uma comida saudavel.obrigada,bjs querida.

  16. Claudiana Ramos Amor disse:

    Estou aqui para agradecer os seus posts, sempre de grande valia, este então, acho que é tudo o que nós mulheres buscamos. rs Bjs!

  17. marluce disse:

    Amei as dicas. tenho que emagrecer uns dez quilos…kkk vou ver ser consigo, agora com essas dicas brigada. bjos

  18. Claudia Regina disse:

    Boa noite , gostei das dicas é muito saudável ter uma alimentação balanceada.Depois que comecei me alimentar direito pedir uns 3quilos estou me sentido bem.

  19. isabella reis disse:

    adorei as dicas! vou começar já a mudar meus habitos, especialmente os alimentares. sei como é emagrecer não comendo, ja tive esse disturbio alimentar e não quero isso pra ninguém. quero uma vida saudável! e vou começar logo.

  20. Aline Dantas disse:

    Boa noite a todos…há quase um ano comecei a batalha contra a balança,pois em 2010 tive meu primeiro filho,e como mãe de primeira viagem engordei 15kg…só que o problema era maior por conta desses quilos terem sido somados a mais 73kg dos quais 13kg foram adquiridos após o casamento…assim que minha filha nasceu eu estava com 88kg,lembrando que tenho apenas 1,61m de altura;então já estava num quadro de obesidade…tinha grande vontade de amamentar pelo menos 6 meses o que me ajudaria bastante na perda de peso;porém só consegui amamentar até 3,5 mês, com isto ainda consegui perder 9kg;ficando o ano de 2010 brigando com a balança e não conseguia diminiuir nem mais uma grama e ficava oscilando entre 79 á 81kg…sofri,principalmente na hora de comprar roupas novas que sempre tinham que ser bem maiores,jeans nem falo…e também a família toda me chamando de gorda,falando para eu perder peso…quando completou 3 meses depois do parto,procurei uma academia,mas faltava algo…a força de vontade e a persistência…desde então permaneci na academia no período de julho a novembro do mesmo ano,porém fora da academia comia tudo e tinha uma ideia de que no outro dia queimaria tudo que tinha consumido…pura ilusão;comecei 2011 com a ideia de que esse ano eu iria sim emagreçer,deixei passar o período de férias e então no mês de março iniciei minhas atividades;comecei com 79kg e tentei aderir a uma alimentação mais adequada,cheguei a 77kg no mês de agosto quando tomei uma atitude radical,fiz massagem modeladora,entrei na aeróbica,comecei a correr aos poucos na esteira,procurei tomar um termogênico para me ajudar na queima de calorias e principalmente transformei minha alimentação(pão integral,margarina ligth,adoçante,leite desnatado,muita salada,beterraba ralada todos os dias(ajuda no processo de retenção de liquidos)nada de fritura,massa,doces,fatias de abacaxi no almoço…)com isso consegui só no mês de agosto perder 3,5kg;quando subi na balança e vi o resultado,vibrei tanto que quem visse pensava que era outra coisa…continuei mês a mês perdendo mais,meu metabolismo estava a mil…sim e estabeleci uma meta,chegar no mês de dezembro com 65kg…resumindo cheguei em dezembro com 64kg(15kg a menos)…cheguei a conclusão que posso perder mais um pouquinho pra quem já perdeu tanto quero ficar com 62kg e então manter esse peso;hoje estou com 63kg…posso dizer que sou uma nova mulher,minha auto estima está lá em cima,quem falava antes que eu estava gorda,hoje me admira e diz que vai me ter como exemplo…minha relação com meu marido melhorou 100%,graças a Deus e a minha perseverança;por isso digo a quem quiser ouvir e seguir:FAÇA,SEJA FORTE E PERSEVERE,VOCÊ CONSEGUE,POIS EU CONSEGUI!!!Nunca desista do seu objetivo,mesmo que ele pareça estar tão distante…UM GRANDE BEIJO A TODOS!!!

  21. Ana Manuela Lopes disse:

    Ola Andéa, adorei as dica, parabens vou seguir e ver se consigo chegar lá estou mesmo precisando de perder uns kilos. Amei. Ana

  22. Eu quero emagrecer, mas não consigo.