DIY – Como Fazer Maquiagem Pin-Up

Dita Von Teese31 DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

No final de agosto fiz uma matéria especial sobre o estilo pin-up. A matéria fez sucesso e repercutiu bastante, e o que eu pude perceber pelos comentários e pelos emails das leitoras, é que muitas meninas tinham dúvidas e pediram ajuda sobre como se produzir como uma pin-up. Então hoje começa o primeiro passo desse “aprofundamento” sobre o estilo pin-up e decidi começar por um item que seria o mais fácil: a maquiagem. Decidi isso porque essa maquiagem é bastante democrática e pode ser feita não só para as meninas que gostam do estilo e querem se produzir assim, como também por qualquer outra pessoa em praticamente todas as ocasiões, já que o delineador e o batom vermelho são umas das tendências de maquiagens que estão em vigor atualmente. Então dê uma olhada no passo-a-passo que eu preparei (estreiando fotos minhas aqui no Diva Diz!) e aproveite para se produzir à carater na próxima balada ou festa que for: garanto que será um arraso!

1º passo: Arrumando a pele

Algumas pessoas pensam que o estilo pin-up é exclusivo das meninas branquinhas, mas se engana quem pensa isso. As mulheres pin-ups eram branquinhas nas fotos e nos desenhos pois surgiram nos Estados Unidos em uma época em que o racismo ainda existia e era grande por lá. Mas ainda bem que isso é coisa do século passado! Toda mulher pode adotar o estilo pin-up sem medo de ser feliz. Para preparar a pele, a dica é a mesma para todos os tons: a pele pin-up é caracterizada por ser fosca e suave, como uma bonequinha. Por isso, aposte no corretivo, base e pó que seja ideal para o seu tom de pele.

Dicas:

  • Para aplicar o pó, a dica de ouro é aplicá-lo com um pincel, que dá um ar mais leve à maquiagem do que aquelas esponjinhas que vem nas embalagens.
  • Aproveite e já prepare os lábios: passe o corretivo que você usa no contorno dos lábios e puxe pra dentro, para uniformizar a cor. Isso será fundamental lá na frente, quando você for aplicar o batom.

DSC00384 450x600 DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

  • Corretivo Personal Match tom Neutro – Avon
  • Base Compacta de Múltipla Ação tom Neutro – Avon
  • Pó Compacto cor 01 – Vult

2º Passo: Aplicando sombra

Os olhos da maquiagem pin-up são destacados pelo delineador e pelos cílios longos, sendo que a sombra serve somente para dar um leve brilho ao olhar. Escolha uma sombra em tom pêssego, pérola ou marrom-claro, o que se aproximar do seu tom de pele. Não escolha o branco, pois ele dará um destaque forte nos olhos. O efeito é de um leve brilho mesmo,. Você pode aplicar na pálpebra toda ou somente na pálpebra móvel, depende do tamanho da sua pálpebra. Como a minha é pequena (tenho olhos puxados), eu sempre passo a sombra mais pra fora, senão ninguém vê que eu estou maquiada!

sombra DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

3º passo: Delineador (ou algo que o substitua!)

Aqui é onde todo mundo se apavora: a hora do delineador! Mas não se desespere! Você pode ter um efeito bastante similar com alguns truques ótimos. Existe no mercado alguns “delineadores em creme”. Uns são em gel, outros parecem um pouco mais cremosos que um lápis de olho. Infelizmente este cremoso era vendido pela Avon mas ela tirou do mercado e deixou várias meninas órfãs de um produto bem prático. Sorte que eu ainda tenho o meu, mas você pode tranquilamente substituir por um lápis bem macio, e que terá o mesmo efeito. Depois de ter passado o delineador ou o lápis, o truque de mestre é passar por cima uma sombra preta bem pigmentada, que irá deixar o lápis mais preto e ainda dará mais durabilidade ao seu traçado.

Ai Tieli socorro! Não consigo fazer um traço reto no meu olho! E agora?!

Não se desespere! Apesar de ser uma coisa que você aprende na prática, fazer um traço no olho não é tão difícil assim. Uma boa dica é começar o traço do meio da pálpebra pra fora, e depois fazer a parte interna. Isso dá menos chance de você tremer a mão e borrar o traçado.

O traço pin-up é estilo gatinha. É muito difícil fazer?

Não é nada difícil quando você sabe como fazer, mesmo sem ter prática! Simplesmente puxe a sua pálpebra pra fora (sabe quando a gente brinca de fazer ‘olho de japonês’ e puxa pra fora? Então!) e faça um traço reto, curvando um pouquinho pra cima (se curvar muito, vai ficar uma coisa muito Amy Winehouse, e não é isso que a gente quer!). E é basicamente isso! Veja na foto abaixo como meu traço está praticamente reto, e quando eu abro o olho ele está levemente curvado pra cima.  Nessas fotos eu já tinha passado o lápis e a sombra preta. Na foto não dá pra ver tão bem, mas ficou forte como um delineador!

delineador DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

  • Delineador para olhos Daring Definition Preto Intenso – Avon (não vende mais! *snif*)
  • Pincel delineador para olhos – Avon (também não vende mais!)
  • Trio de Sombras Onix – O Boticário

4º passo: Rímel

O rímel é uma das coisas mais importantes no look pin-up, pois as mulheres neste estilo tem um olhar ao mesmo tempo sedutor e carismático. Então aposte no rímel alongador e passe várias camadas, tanto nas pontas para dar aquela super alongada, como na raiz dos cílios para criar mais volume. Se você preferir e for mais expert, também pode usar cílios postiços, que tem tudo a ver com este look!

rimel DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

  • Máscara Alongadora Mastercils 3D – O Boticário
    (minha máscara está um pouco seca e ficou meio estranha, mas era a mais alongadora que eu tinha!)

5º Passo – Delineando a boca

Delinear os lábios antes de passar o batom vermelho é fundamental pra você “desenhar” novamente a boca. Notaram como eu fico com o lábio superior meio “torto” quando estou sorrindo? Isso é porque, na verdade, toda mulher tem um lado do lábio maior que o outro, e precisamos arrumar isso com o lápis de boca quando vamos usar um batom que evidencie mais os lábios.  Veja na minha foto a seguir como eu desenhei mais um lado do lábio que o outro:

lapis DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

  • Lápis retrátil para lábios Marrom – O Boticário

O lápis também é importante para fixar melhor o batom e fazer com que ele dure mais tempo. Por isso, depois que você delinear os lábios, puxe o produto pra dentro dos lábios (com o dedo mesmo) e depois preencha os lábios com o lápis e, de novo, espalhe com os dedos. Você já vai ficar com a boca “colorida”.

6º Passo – Batom!

A boca é, definitivamente, o destaque principal dessa maquiagem. Os lábios são caracteristicamente vermelhos fortes, mas depende de cada uma se irá usar um tom de vermelho mais aberto, como um vermelho tomate, ou um mais fechado, como um tom vinho. Para as mulheres que não quiserem ousar tanto, use um gloss ou lip balm vermelho, que não ficará tão caracterizado como um “look pin-up”, mas também não vai te deixar desconfortável: afinal de contas, tudo pode ser adaptado ao nosso gosto e estilo!

DSC00412 450x600 DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

  • Batom vermelho que mamãe comprou no Japão e eu não consigo ler o nome, pois está em japonês! haha!

7º Passo – Blush

O blush é bem “bonequinha” e serve para dar o toque final no look pin-up “bonequinha de luxo”. Para conseguir esse efeito, ele deve ser cor de rosa ou pêssego, portanto evite os tons mais amarronzados ou bronzeadores. Aplique nas maçãs do rosto sem medo de ser feliz (só não aplique muito pra não ficar parecendo uma caipirinha, ok?)

blush DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Eu usei:

  • Blush rosa – Luisance
  • Pincel para blush – Kit de pincéis Avon

Está pronta a sua maquiagem pin-up!

antes e depois DIY   Como Fazer Maquiagem Pin Up

Antes e depois!

Gostou do tutorial? Gostaria de ver tutoriais de outros estilos de maquiagem? Deixe o seu comentário!

    


Comentários

  1. Natália disse:

    Adoreiiiiiii…vou tentar fazer esse fim d semana!!!

  2. Elizabeth disse:

    A make é uma graça,sem dúvida.Pena q p/ os seus olhinhos orientais,não favoreceu.

    Eles desapareceram ainda mais.

    • Oi Elizabeth! Olha, meus olhinhos também são orientais e eu acho que não desapareceram não! rs.

      Acho que existem alguns truques que as orientais podem adotar para que os olhos não "sumam", como fazer um traço mais fino do delineador, um rímel super poderoso para abrir o olhar, e passar um lápis bege na parte inferior dos olhos para dar um destaque maior. E também o bom dessa maquiagem para as orientais, é que o batom vermelho combina muito com o nosso tom de pele, pois não é toda maquiagem que combina com a gente!

      • olha Tiele achei que vc disse td mais queria dizer tmb

        que os olhos orentais são muito lindos e fofos

        eu queria muito ter esses olhos tão "anime"

        se orgulhe disso!!!!!

  3. Thamy disse:

    Oii, Tieli..

    Ameiiii o look, aliás eu sempre ameii os olhos delineados e o batonzão vermelho.!! rsrs

    Eu tenho uns traços orientais, poucos mais tenho , e ao contrário da cidadã ali em cima, eu não achei que essa maquiagem desfavoreceu o seu olhar ñ..Sou 'in love' por batom vermelho, e me apaixonei pelo look..Obrigada pelas dicas.. Bjãoo!!

    P.S.: EU QUERO ESSE BATOOOOOOMM!!! srsrsrsrs

  4. Adoreiii e vou apostar com certeza neste.

    Sou Morena de 1.59 de cintura fina…mas quadril largo sera que casa comigo ??? …aiii duvidaaa…mas quero apostar.

  5. nyaaa tieli é japa

    *-*

    qria ter o olhinho puxadinho tbmmm

    meus amigos da escola me chamam de japinha

    mais n tenho o olho taao pequeno assim

    meu olho é pequeno mais nem tanto

    gosteii mt da dica

    vou fazr pra ver se fico kom o olho menor

    sou parda e tenho uma franjinha :3

    seus olhos sao lindoos

    bj parabens

    amei aki

    gostei do jeitinho da explicaçao

    e as fotos

    arigatoou

    kissuuu

    :3~

  6. Isabela disse:

    Oi! Também gostei muito da matéria. E gostaría de receber sempre suas dicas.

  7. Miindy Miyazaki disse:

    "Adooorei.. tava fazendo uma pesquisa e acabei encontrando esse tutorial.. amey.. já uso o estilo Pin-up mas não totalmente, gosto mais do make portanto as roupas são meio difíceis de encontrar.. Mas enfim, adorei o tutorial Pin-up's nunca saem de moda.. XD bgs queriida!!"

  8. Adorei .. simples e pratico .. mas ela esqeceu de reforçar a sombrancelha

    acho fundamental !! ela ta linda, mas se marcar a sombrancelha vai ficar mais fatal huhehehuahu

  9. Bibiana disse:

    Também trabalho no ramo da maquiagem e achei as dicas ótimas, super simples e adorei os seus olhinhos! Tri legal o teu gosto pelo look pin-up, já que és oriental então ficou super diferente! ADOREI! Mas também acho que devia ter marcado a sombrancelha, já que é uma das marcas registradas do look pin-up! Mas gostei bastante, continue assim :D

  10. Vivi Albuquerque disse:

    Ameeeeiiiii….

    10 pra vcs!

  11. Marcia disse:

    ficou linda, parabens, adorei as dicas.