Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas

Para que você tenha cabelos saudáveis, é preciso primeiro que você entenda como é a estrutura capilar. Todo fio de cabelo tem uma estrutura básica, igual em todos os seres humanos. O que diferencia um cabelo do outro são fatores genéticos, mas a estrutura continua a mesma. Os fatores genéticos é que fazem com que o cabelo de uma pessoa seja mais forte ou mais fraco, liso ou cacheado, etc. A seguir, explicaremos como é a estrutura dos fios de cabelo e algumas verdades e mitos para que você possa mantê-los mais saudáveis.

A estrutura do fio de cabelo

O fio de cabelo tem duas partes distintas, com estruturas diferentes. A primeira parte fica dentro da pele (a raiz), e a segunda parte fica fora da pele (o fio em si)

  • Raiz
cabelo copy Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas

Através da corrente sanguínea é que chega na “papila” e no “bulbo” os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios. As células que compõem o fio de cabelo são criadas dentro do bulbo capilar e assim os fazem crescê-los. Uma dessas composições é a melanina, que é o pigmento que dá cor aos cabelos. A medida que as células se multiplicam no bulbo capilar, vão “empurrando pra cima” as outras células, que à medida que vão subindo (ainda dentro da pele) criam a queratina, que é fibrosa e faz com que o cabelo se torne mais rígido e crie o formato de fio.
Ainda dentro da pele, há a glândula sebácea, que produz o sebo. O sebo possui duas funções principais:
1- Junto com o suor, cria uma barreira natural da pele, impedindo a entrada de agentes externos (produtos químicos, sujeiras, bactérias)
2 – Lubrificar e criar uma camada protetora na parte externa do fio à medida que ele vai crescendo.

  • Fio do cabelo

estrutura do fio de cabelo1 Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas

O fio é composto por: água (cerca de 10%), lipídeos (de 3 a 6%), aminoácidos (cerca de 14%) e o restante de queratina.
Está dividido em três partes principais:
- medula: parte central do fio. Não possui função real e é comumente ausente nos fios.
- córtex: “recheio” do fio, onde a queratina se concentra. É ela que dá a elasticidade e resistência do fio.
- cutícula: A parte externa do fio, que se assemelha com as escamas de um peixe. Protege o cortex de todos os tipos de agentes externos. É a cutícula a responsável pela maciez, brilho e cor dos cabelos.

  • Cutícula x shampoo e condicionador

cuticula do cabelo Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas

O fio do cabelo possui uma carga elétrica positiva. O shampoo, por sua vez, é composto de uma carga negativa para levantar as cutículas e poder remover as sujeiras que se escondem entre as cutículas. Quando as cutículas do cabelo estão levantadas, elas se enroscam uma nas outras: por isso ele fica com um aspecto seco e embaraçado. Por isso o condicionador é fundamental para qualquer tipo de cabelo: ele fecha essas cutículas, fazendo com que o cabelo ganhe a maciez normal. Além disso, ao encapar os fios, o condicionador deixa vitaminas e outros aditivos que ficam nos fios, e que vão ser absorvidos para o córtex e manter seus cabelos mais saudáveis.

Algumas dicas fundamentais

  • Cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido?

NÃO. É comum vermos os profissionais dizerem que devemos cortar os cabelos para termos um cabelo mais saudável e para que ele cresça mais rápido, mas na verdade isso é mentira! Por causa do cabelo crescer da raiz e ser formado dentro do bulbo (ou seja, dentro da pele), o que é feito no fio não tem influência nenhuma no crescimento e desenvolvimento dos fios. Isso inclui os tratamentos capilares como shampoos, vitaminas, tratamentos a laser e etc. Portanto, sua alimentação e saúde tem uma influência muito mais fundamental do que o corte do cabelo. O corte serve para manter os cabelos com um aspecto menos ressecado, retirando as pontas secas e danificadas com o tempo.

Extremidade de um fio de cabelo Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas
assim é a ponta de um fio de cabelo!

  • E os produtos anti-queda? Realmente funcionam?

DEPENDE. Nas embalagens destes produtos já vem escrito “queda causada pela quebra dos fios”. Eles apenas fazem o fio do cabelo ficar mais forte, então os produtos anti-queda e os produtos para cabelos fracos e quebradiços seriam praticamente a mesma coisa. Para que um produto externo tenha efeito sobre a queda de cabelo, ele precisa ficar em contato com o couro cabeludo por muito mais tempo do que os shampoos e condicionadores normalmente ficam. Porém, as loções que médicos prescrevem para queda de cabelo funcionam, pois possuem os ingredientes necessários e ficam em contato com o couro cabeludo por muito mais tempo, conseguindo penetrar a pele.

  • Nem mesmo a tintura faz cair os cabelos?

Não. A tintura vai tornar seus cabelos mais fracos e quebradiços, pois ela danifica as cutículas do fio. Se você pintar seus cabelos e fizer uma boa hidratação, eles não vão cair. O que dá a impressão de que seu cabelo estar caindo é que ele, em algum ponto mais fraco, arrebenta.

  • Posso ficar com o cabelo molhado ou a água entra no couro cabeludo e apodrece a raiz, fazendo meu cabelo cair?

Em relação ao apodrecimento da raiz, ficar com o cabelo molhado não afeta em nada, pois a raiz do cabelo fica abaixo da pele, e a água não consegue penetrar a pele tão fundo assim. Mas se você ficar com o cabelo molhado, aumenta as chances de você criar o fungo da caspa, que junto com uma limpeza mal feita do couro cabeludo, entopem os poros do couro cabeludo, dificultando a “respiração da pele” e a saúde dos fios. Tome como exemplo a pele de um pé que fica muito tempo fechada em um sapato fechado: por causa do suor natural dos pés, a pele fechada naquele sapato, sem “respirar” fica com um aspecto diferente, não é mesmo?

Agora que você conhece melhor seu cabelo, cuide bem dele para mantê-lo sempre bonito e saudável! E lembre-se: a alimentação saudável e uma boa saúde são o caminho chave para cabelos brilhantes e bonitos!

    


Comentários

  1. Jessica Correia dos disse:

    Sou cabeleira, gostaria de ter mais informaçoes sobre cores e cortes para todo tipo de rosto. Estrutura do couro cabeludo, seborreia etc…

  2. Gilcéia disse:

    Preciso de ajuda meu cabelo não cresce, é cacheado e volumoso, porisso faço escova toda semana, e hidratação tambem, agora me fizeram um corte mais curto e uma franja muito curta que não consigo domar o que fazer para eles crescer mais rapido me ajudem.

    • Oi Gilcéia! Olha, a melhor coisa a se fazer é manter uma boa alimentação, continar a hidratar os cabelos mas lembrar de ficar com o couro cabeludo sempre limpo, pois se os poros da pele da cabeça (couro cabeludo) estiverem entupidos, dificulta o crescimento e ainda te deixa com caspa. Beijos!

  3. Adrielle disse:

    Meu cabelo é cacheado, ele tinha um otimo crescimento, aí eu cortei ele curto, faço escova e prancha nele pra fikar liso; só que ele não quer crecer mais, tem uns 2a no que ele continua do mesmo tamanho. o que fazer pra ele voltar a ter um otimo crescimento, e crescer rapido me ajuda por favor;

  4. Boa Tarde! Useui um produto chamado MAdame lis, que diz ser um selamento, este me causou queimadura no couro cabeludo e alergia no rosto que até fechou meus olhos de tão inchados. Eu usei ele só na franja, ela quebrou toda, e meu cabelo todo (até onde não usei o produto) esta caindo com aquela pontinha branca (bulbo) em grande quantidade, é normal esta queda (que não acontecia antes), o que devo fazer?

    Desde já,

    Obrigado!

  5. Desculpe, errei meu e-mail, agora esta correto.

    Obrigado.

  6. Valéria disse:

    meu cabelo está castanho na raiz ( virgem) e no restante do cabelos está preto, eu tenho a pele clara, e os olhos castanhos que cor poderia está iluminando o meu rosto? será que poderia puxar umas luzes? por favor me ajude!! xeru.

    • DEPENDE SE ESSE PRETO FOR COLORAÇAO ANTIGA, ESSA ILUMINAÇAO VAI MANCHAR POIS NAO ATINGIRA O TON CLARO!IRA FICAR PELOS TONS ACOBREADOS.

  7. Valéria disse:

    o famoso shampoo bomba, faz crescer de verdade?

  8. luciene disse:

    quero saber se pode fazer balaiagem sem descolorir?

  9. isaias bahia disse:

    ja mim dissera k um fio de cabelos tem 5 % de aqua total.. na realidade e 10 ou 5 ?

  10. carlos disse:

    pantogar ajuda a crescer cabelos.

  11. Flávia disse:

    Meu Cabelo Era Cacheados , Eu Comecei a alisar e a pintar constantemente meu cabelo caiu uma boa parte dele tive que corta pra ajeitar , o que eu devo fazer para meus cabelos crescerem rápidos e saudáveis , e a raiz não ficar com um efeito de ruim ?

    • Fisaac cosméticos disse:

      Olá Flávia,
      Você deve ir intercalando hidratações com reconstruções, o cabelo irá ficando forte e consequentemente crescendo mais rápido.

  12. oi

  13. Elenice disse:

    fiz luzes no meu cabelo alem de outras quimicas a progressiva e o relaxamento porem meu cabelo está muito quebradiço e quando molho embaraça muito. não quero abrir mão das quimicas será que em vez de fazer luzes eu pintar vai estragar menos meu cabelo. me ajude por favor. o que faço.

    • virginia disse:

      a luz realmente é a quimica mais agressiva. Ao em vez de depositar pigmento ela retira a melanina e os outros componentes importantes do fio. se vc fizer uma serie de hidratações semanalmente e pintar os cabelos ao em vez de descolori-los com certeza terá uma melhora significativa.

  14. Bárbara disse:

    Fiz balaiagem no meu cabelo a 1 semana, não gostei, posso pintar tudo de castanho claro (cor natural do meu cabelo)???

    • Carol disse:

      tambéem fiz balaiagem no meu cabelo , e nñ goostei posso piintar de preto novamente min ajudem !

  15. elaine disse:

    ola preciso de ajuda fiz uma cirugia a2 meses entao meus cabelo estao caindo da raiz e as ponta arebenta mudeia alimentacao coitei muita massas comendadao pelo medico depoi disso cabelo esta sem vida….?

  16. O córtex é respons´vel pela cor do cabelo, as cutículas são transparentes e servem apenas para proteger das ações de agentes externos.

  17. Raquel disse:

    Ultimamente meu cabelo vem caindo muito a ponto de ficar falhas, uns buraquinhos faltando cabelo isso ja faz 2 anos,e quando cresce a raiz fica bem clarinha e depois cai novamente exatamente onde tinha caio os primeiro fios,fiz exames de tireoide,e esta tudo normal,não tenho anemia,a medica falou que e do sistema nervoso e me passou calmante,venho tomando ha 3 meses,fui na dermatologista ela me falou q meu couro não tem feridas ou manchas esta limpo,o que pode ser??? estou com medo pois meu cabelo esta cada dia mais ralo e esta se espalhando na franja,que esta com uma falha tambem,a quem devo procurar???

  18. raquel disse:

    o que da maciez,brilho e cor os fios,é a curticula ou ou o cótex?