Saias para Valorizar o Corpo

saias Saias para Valorizar o Corpo

A saia é um daqueles itens chave que toda mulher tem que ter em seu guarda-roupa: vai do ambiente de trabalho para a festa, do primeiro encontro ao churrasco com os amigos. Dando um toque de feminilidade instantâneo a qualquer look, ela é prática e pode enfatizar as qualidades e encobrir aquelas gordurinhas mais teimosas, além de ser extremamente confortável e versátil, pois pode ser usada tanto no inverno como no verão sem problema algum. Principalmente no clima instável em que estamos agora, a saia vai bem com os dias mais quentes, com as pernas de fora, e nos dias mais frios, podem ser usadas com meia-calça ou botas. Por isso, aprenda cinco tipos de saias facilmente encontrados nas lojas, quais são as qualidades e defeitos que elas enfatizam em cada tipo de corpo, e aposte neste coringa!

Saia Lápis

lapis1 Saias para Valorizar o Corpo

Características principais
É uma saia de corte reto e justo, que não possui pregas, afinando um pouco apenas na parte da cintura.

Quem pode usar?
- As mulheres “uva” ou “triângulo invertido” (possuem a parte dos ombros e costas mais largos que os quadris) podem usar, pois elas possuem o quadril mais fino e essa saia cria uma ilusão de curvas, mas existem outros modelos mais favoráveis.
- As mulheres de corpo “ampulheta” (medidas praticamente iguais de busto e quadril, e cerca de 12 cm de diferença na cintura) podem usar esse modelo, desde que sua medida de quadril não seja grande, pois o corte da saia enfatiza essa área do corpo.
- Já as mulheres de corpo retangular (medidas praticamente iguais de busto, quadril e cintura) podem abusar desse modelito, pois ele cria uma demarcação de cintura e dá um efeito de quadril interessante, criando uma ilusão de curvas bem definidas.

Sinal vermelho
- As mulheres de corpo pêra (quadris mais largos que o resto do corpo) devem evitar ao máximo. Por seu tipo de corte ser reto, destaca muito essa área, fica melhor para as mulheres que não tem muito bumbum ou quadril. Evite!
- As mulheres de corpo “maçã” também devem evitar pois ela tem um corte reto que sai da cintura, que é a parte mais larga do seu corpo, fazendo com que seu corpo todo pareça mais largo.

Saia Evasê (ou saia em formato A)

evase1 Saias para Valorizar o Corpo

Características principais
Possui um corte reto e mais justa na cintura, mas é mais larga na parte inferior. Também é conhecida por saia “A” justamente pelo seu formato mais largo.

Quem pode usar?
- Por ser mais larga na área dos quadris, as mulheres de corpo estilo pêra podem abusar desse tipo de saia. Aproveite!
- As mulheres de corpo “maçã” também podem usar, só devem ter cuidado pois ela é um pouco justa na parte da cintura e se ela tiver algum tipo de prega pode marcar a sua barriga da forma errada.
- As mulheres de corpo “uva” ou “triângulo invertido” podem ter estoques desse tipo de saia! Por criar um volume na parte mais baixa do corpo, ela equilibra o tamanho da parte superior com a parte inferior do corpo.
- As mulheres de corpo “ampulheta” também podem usar esse tipo de saia, que é bem democrático.
- As mulheres de corpo “retangular” podem abusar desse modelito, pois ele cria uma demarcação de cintura e dá um efeito de quadril interessante, criando uma ilusão de curvas bem definidas.

Sinal Vermelho
Para quem está bem acima do peso, deve tomar cuidado ao usar a saia evasê, se o modelo tiver algum tipo de prega ou se a abertura embaixo for muito grande. Dê preferência aos modelos de corte reto na cintura e com uma abertura não tão larga para não criar muito volume no seu look.

Saia Godê

gode Saias para Valorizar o Corpo

Características principais
É a saia com grande movimento, rodada, que quando longa é igual as de “estilo hippie”. É diferente da evasê (saia A) pois na parte inferior ela é bem mais fluída, geralmente com tecidos mais leves, e também porque seu caimento no corpo, apesar de fluído, é mais reto (isso quando ela não possui muitas camadas de tecido ou tule por baixo)

Quem pode usar?
- As mulheres de corpo “uva” ou “triângulo invertido” podem usar esse modelo de saia, que cria um volume na parte inferior do corpo, criando um balanço entre a parte de cima (que é mais larga) e a parte de baixo do corpo que ganha uma ilusão de igualdade.
- As mulheres de corpo “ampulheta” também podem usar a saia balonê, pois este corpo possui um corpo que se adapta à praticamente todos os estilos de roupa. Só devem evitar quando o quadril é bem largo ou quando estão muito acima do peso, pois vai criar muito volume.

Sinal vermelho
- As mulheres de corpo “pêra” devem evitar esse tipo de corte, pois como seu caimento é leve, o quadril irá criar um efeito de “tenda” na saia, criando mais volume ainda à parte inferior do corpo.
- As mulheres de corpo “maçã” também devem evitar, pois o corte da saia godê geralmente é franzido na parte de cima da costura, o que vai criar um volume na barriga que você não quer criar.
- As mulheres de corpo “retangular” devem evitar os modelos mais compridos, pois eles não criam as ilusões de curva tão necessários às mulheres retangulares, e só enfatizam ainda mais essa simetria reta.

Saia Balonê

balone Saias para Valorizar o Corpo

Características principais
É a saia que imita o formato dos balões. Tem um corte que começa na cintura e vai abrindo pra baixo, e depois na parte inferior ela é costurada para dentro, franzindo e fazendo o formato do balão.

Quem pode usar?
- As mulheres de corpo “retângulo” podem usar este modelo de saia, que dão um volume a mais na parte inferior do corpo e criam a ilusão de curvas e um gluteo mais farto.
- As mulheres de corpo “ampulheta” também estão liberadas, contanto que não tenham as coxas e quadris muito largos
- O mesmo vale para as mulheres de corpo” uva” ou “triangulo invertido”, que podem usar a saia balonê desde que não estejam acima do peso.

Sinal vermelho
- Se você tem corpo “pêra” ou “maçã”, nem pense em usar uma saia nesse estilo! A saia balonê é uma das mais difíceis de serem usadas porque é a que cria maior volume na parte inferior do corpo.
- Para todos os outros tipos de corpos, a mesma regra: só use se você não estiver acima do peso.

Saia Tulipa ou Ovo

tulipa Saias para Valorizar o Corpo

Características principais
Abre na cintura, e é mais estreita na parte inferior. Tem franzidos e pregas na parte superior e é reta na parte inferior.

Quem pode usar?
- As mulheres “ampulheta” podem usar esse tipo de saia sem problemas, contanto que seu quadril e seios não sejam muito largos, pois o formato dessa saia é pra arredondar os lados dos quadris criando curvas. Se você já tem muitas curvas, pode ficar exagerado.
- Já as mulheres “retângulo” devem abusar desse tipo de saia. Justamente por seu corte ser arredondado na área do quadril, ele instantaneamente cria curvas nessa área, que favorece a mulher de corpo retângulo, que não as tem naturalmente
- As mulheres “uva” ou “triângulo invertido” também podem abusar desse tipo de modelo, que traz uma simetria maior ao seu tipo de corpo, acrescentando curvas no local desejado. Porém, ela deve evitar se seu corpo estiver muito acima do peso, pois o tipo de corte da saia tulipa pode acrescentar um pouco de volume na região do abdômen, o que devemos evitar.

Sinal vermelho
- As mulheres de corpo “maçã” não devem usar a saia tulipa, pois elas já possuem um volume maior na parte inferior do corpo e devem evitar enfatizar essa área.
- As mulheres de corpo “pêra” também devem evitar, pois o tamanho de seus quadris e coxas já são maiores do que o resto do corpo e talvez seja até difícil encontrar um modelo que sirva.

Gostou das dicas? Gosta de usar saia? Dê sua opinião e escreva um comentário para nós!

    


Comentários

  1. Então quer dizer que mulheres corpo pêra devem evitar usar saias? Pq nao vi nenhuma para esse tipo de corpo.

  2. Então uma mulher corpo "maça e pera" naum podem usar saias?? Que issu gente q preconceitooO,só essas magrelas q saum boas pra usar roupas….

    fala serio,gente se vc se sentirem bem usam oq vcs quizerem e naum liguem pra essas dicas tolas(mas tenham um pouqinho de senso do ridiculo tbm né,obvio)…!!!

  3. Oi Jé! Olha, acho que faltou um pouquinho de atenção no post, pois as saias evasê são mais do que recomendadas para as mulheres de corpo pêra e maçã. Só pra enfatizar, vou colar o que está escrito no post:

    Saia evasê

    Quem pode usar?

    – Por ser mais larga na área dos quadris, as mulheres de corpo estilo pêra podem abusar desse tipo de saia. Aproveite!

    - As mulheres de corpo “maçã” também podem usar, só devem ter cuidado pois ela é um pouco justa na parte da cintura e se ela tiver algum tipo de prega pode marcar a sua barriga da forma errada.

  4. Oi Aline, tudo bem? Acho que nada é imposto a ninguém, mas são dicas que podem ajudar muita gente. E como eu sei de tudo isso? Eu não sou magrela! E além disso, tenho corpo "triângulo invertido" e tenho muita dificuldade pra encontrar calças, porque no Brasil todas elas são feitas em moldes para as mulheres "pêra" ou "maçã" que são os tipos de corpos mais comuns. Já cheguei a experimentar mais de 20 calças em um único dia e nenhuma ficou boa na região do quadril ou barriga, pois serviam na cintura mas ficavam largas no quadril, ou nem na cintura serviam. Então eu gosto muito de ler sobre dicas para me vestir melhor, pois tenho dificuldade para encontrar roupas que sirvam e fiquem boas. Então só peço que da próxima vez você tenha um pouco mais de atenção com o que está escrito em um post, pois uma pessoa fez toda uma pesquisa para ajudar as mulheres, ao invés de taxá-la de preconceituosa sem nem ter fundamento para isso.

  5. Regina disse:

    Oie, eu simplesmente adorei o post.

    Comigo aconteceu o contrário, fiquei até um pouco confusa para definir minha silhueta com a fartura de informação…rs.

    Coments facinhos de entender. Muito bom site, parabéns Tieli.

    Bjuus!!!

    Rê.

  6. DEBORA CRISTINA GUIM disse:

    gostaria que enviasse os detalhes de cada corpo como definem maça, uva etc….

  7. Adorei!!

    E Também fiquei muito feliz por reconhecer meu estilo e identificá-lo com o estilo ideal para o meu tipo de corpo.Bom sinal!! Estou no caminho certo.

    Obrigada!

  8. que maravilha adorei mesmo agora posso entender melhor o tipo de saia para eu usar….adoro usar saias muito obrigado mesmo..

  9. Ótimas dicas!!!!

    Amei, favoritei!!!!!

    Perfeitoooooo!!!!!

    Tenho paixão por saia, e queria saber qual fica melhor em mim, seu artigo foi muito util!!!!

    Continue assim!!!!

  10. Malú R Lagos disse:

    amei as dicas mas q tal vc dar umas dicas de tecidos própio pra saia.

    fico muito grata

  11. Adorei o post…. amo saias … Mas sempre fico na duvida se por eu ser baixinha(1,62) as saias são uma boa opção pincipalmente a tipo lápis ….

  12. Deborah disse:

    Oi Tieli, boa noite.

    Li o seu post inteiro e também os comentários. Achei suas dicas bem interessantes. E antes de mais nada, parabéns pela pesquisa.

    Mas, tenho que dizer que eu não sigo essas tendências que dizem que determinado corpo não pode usar um tipo ou outro de roupa. Eu nem sei qual é o meu tipo de corpo, acho que eu sou do tipo ampulheta porque meu quadril é quase da mesma largura dos ombros, mas tenho muitas amigas que tem corpo tipo pêra, usam saias Godê e simplesmente ficam divinas!.

    E olha que não é uma amiga só, são várias! Pois como você disse, a brasileira típica tem corpo tipo pêra.

    Outro exemplo é o da Beyoncé. No clipe Irrepleceble ela usa uma saia lápis, e a Beyoncé, se eu não me engano, tem o quadril mais largo do que os ombros, o que caracteriza o corpo pêra. E diga-se de passagem que a saia ficou linda no corpo dela.

    Eu só acho que a gente não pode generalizar também, né? Até porque, mesmo em saias como a godê e a lápis, que tem um tipo de corte específico, pode ter técnicas de corte e comprimento, e até mesmo cores e estampas que possam acentuar ou disfarçar defeitos de uma determinada silhueta, cabe a pessoa ter bom senso e escolher a peça que mais lhe favorecer! Pelo menos é isso que eu acho.

    E só mais uma coisa. Eu não quis e nem quero criticar a sua pesquisa dizendo isso, muito menos a você, por favor não me entenda mal. Quem eu estou criticando são os estilistas que inventaram essas regras, que para mim, foram feitos para apenas alguns tipos de mulheres, assim como as calças que você tentou comprar e não encontrava uma que ficasse boa.

    É a ditadura da beleza mostrando sua força! IN-FE-LIZ-MEN-TE

    E ainda dizem que o sol nasce para todas… Pelo menos na moda não é assim, né?

    Obrigada pela atenção.

    Beijos

    Deborah.

    • ana rita disse:

      ola!!!
      Debora concordo com vc plenamente,
      tem pessoas com quadril mais largo e que fica tao bem ate mesmo com a saia balone,
      claro que tem pessoas que tem estilo.
      Tenho quadril largo e adoro saias e vestidos tulipa ,que acho que fica bem em mim!!!

  13. Vanessa disse:

    Olá!

    Adorei seu blog!super interessante!!!

    Gostaria de saber qual o tecido ideal para fazer uma saia tulipa preta!?

    Obrigada!!!

    Vc arrasa…………….=]

  14. Raquel disse:

    Olá! Amei suas dicas e sou a favor delas porque fiz faculdade de moda e acabei ficando bastante critica à respeito desse assunto. Gostaria que me enviasse algo sobre as alturas das mulheres brasileiras, tipo quem e considerada altura mediana, por ex, pode ser considerada alta, ou nao?

  15. ilaenia disse:

    como posso adequirir estas modelagem por que tenho uma confecao moda evangelica adorei estas saias lapes

  16. pois eu acho maaaaaaaravilhoso, esse modelo de saia tulipa, para o meu corpo pera. mulheres acreditem fica chou de bola . bjs bjs bjs

  17. eu acho o seguinte,as mulheres com corpo formato pera e ampulheta,as baixinhas,e mulheres q possuem pernas grosas são discriminadas, em relação a roupas: isso num pode, isso num pode não cai bem.Poxa vejam lindas mulheres de corpos esculturais cinturinhas quadris largos seios volumosos, e coxas grossas, fica muito bonito roupas q a moda dita ser p as magricelas e altas. isso é puro preconceito eu sou baixa tenho cintura fina quadril delineado e bumbum,mas nunca q trocaria meu corpo por uma magrinha e alta
    as roupas me caem bem,e ficam lindas,assim como muitas mulheres, chamamos a atenção de todos, mas ponha uma alta e magrinha com a mesma roupa q nós e veja quem fica linda e atraente. poxa muda a pagina estamos em nova década,novo milênio o período d ser sem nada passou, viva as turbinadas, pois a estas as roupas se valorizam e ganham charme.
    bem agente apesar d q não tenho nada contra as magirnhas magrinhas.

  18. renata mazzi disse:

    qe blusa pode se usar com o primeiro tipo de saia ?

    • AndreaGodoy disse:

      Renata
      Gosto muito de saias lápis com blusas bem femininas, mas levando para esse lado seria muito genérico, então tudo na realidade dependo do seu biotipo e o que deseja mostrar. A blusa pode ser reta, larga, lisa, com texturas, cortes e recortes, enfim… A variedade é enorme, mas sem saber qual seu biotipo fica difícil.

  19. tacila disse:

    Resumindo as gordinhas não podem usar sais !!

  20. joelma disse:

    não sou de usar saias,mais em 2012 vou tentar mudar,pois quando uso 1 vez ou outra todos gostam … faltava dicas como estas ,para me convencer !!!!!valeu !!!bjs

  21. alvaro laureano disse:

    querida Andrea , adorei estas saias , mais beijos na sua boca de = alvinho

  22. Fátima disse:

    Acredito que posso usar qualquer tipo de saia, pirincipalmente a Tulipa.

  23. lenne volia Dutra disse:

    Amei as dicas , obrigada , um feliz natal e um 2012 maravilhoso .

  24. Ermelinda souas disse:

    Adorei o seu post e partilhei no meu Blog as suas parabéns

  25. Lindas e valorizam mesmo o corpo de qualquer mulher incluse das baleias!

  26. Ana Luiza disse:

    Oi bom dia queria saber se vc podia mandar para o meu E-mail um estilo de saio bem bonita amarela para mim sou loira,magrinha.

  27. Liz Miranda disse:

    Boa tarde Andreia!!amei essa materia sobre um dos itens que mais amo nessa vida:Saias=)!valeu pelas dicas bjss

  28. Céus! uva, pera e maçã,que bela salada de frutas. O importante é cada pessoa se olhar no espelho e se sentir de bem consigo mesma.

  29. Vanêssa disse:

    Poxa… as mulheres de corpo tipo "pêra" só devem usar um tipo de saia: evasê.

  30. yasmim santos disse:

    eu amei mas tem aquela saia formato de ovo sei la mas é muito feia nuca vi aquela saia ridicula minha vizinha tem quando ela ussa eu acho ridiculo de mas sabe eu ja nao gosto de ovo e coloca um nome desse em uma saia ridicula fico tudo orrorozo meu de amado;;;;;;;;;

  31. mirian disse:

    mt linda meuu